topo03.jpg

SOBRE O MUSEU

quote.png

Na escola viva que eram os ateliês de pintura e modelagem, a escola que eu freqüentava cada dia, constantemente levantavam-se problemas. Dificuldades que conduziam a estudos apaixonantes e muitas vezes tornavam necessária a procura de ajuda fora do campo da psiquiatria – na arte, nos mitos, religiões, literatura, onde sempre encontraram formas de expressão as mais profundas emoções humanas.

Nise da Silveira

Criado como um centro de estudo e pesquisa, o Museu de Imagens do Inconsciente cuida e divulga um importante patrimônio da humanidade, mantendo sempre as portas abertas a pesquisadores e ao público em geral.

Seus Ateliês Terapêuticos recebem diariamente frequentadores que criam novos documentos plásticos e compartilham suas experiências no convívio com estudantes, pesquisadores ou visitantes.

A produção desses ateliês resulta em obras de arte que revelam as riquezas interiores do ser humano, contribuindo para a mudança dos paradigmas estigmatizantes sobre os portadores de transtornos psíquico.

A Reserva Técnica do museu guarda, organiza e conserva esta produção, reunida num acervo com mais de 400 mil obras entre telas, papéis, modelagens, textos e poemas.

Além das exposições internas e externas, o Museu realiza publicações e documentários, cursos, palestras e debates. Oferece um Grupo de Estudos sobre temas ligados ao acervo e aos ateliês, cujas reuniões são abertas a todos os interessados.

O complexo de atividades geradas pela interatividade de todos os setores estimula o convívio entre freqüentadores, técnicos, funcionários, visitantes, animais co-terapeutas - e as imagens. Como resultado desse convívio, o Museu continua a manter sua característica fundamental: um território de liberdade para a expressão de vivências internas e exaltação da criatividade.

TIMELINE | MUSEUM

LINHA DO TEMPO | MUSEU