top of page
topo04.jpg

TESTEMUNHOS

quote.png

Confio na continuidade e expansão deste trabalho. Trata-se de uma coleção que já tem fama internacional. Espero que as autoridades locais reconheçam seu alto valor e façam o possível para facilitar seu futuro desenvolvimento, pois representa uma contribuição de grande importância para o estudo científico do processo psicótico.

Ronald Laing

Psiquiatra inglês considerado um dos fundadores da antipsiquiatria.

quote.png

Fiquei impressionado com as pinturas dos esquizofrênicos brasileiros, pois elas apresentam no primeiro plano características habituais da pintura esquizofrênica, mas noutros planos a harmonia de formas e cores que não é habitual na pintura dos esquizofrênicos. Como é o ambiente onde esses doentes pintam? Suponho que trabalhem cercados de simpatia e de pessoas que não têm medo do inconsciente.

C. G. Jung

Psiquiatra e fundador da Psicologia Analítica

quote.png

Estou profundamente impressionado com as obras de arte que vi aqui. Aumentam o acervo artístico do Brasil e o mundo precisa conhecer estes desenhos e pinturas. Admiro as pessoas que ajudaram os doentes a libertarem-se por esta forma. O Brasil deveria proteger estas obras. Pertencem à maior herança espiritual desta nação.

Herbert Pee

Diretor do Museu de Arte de Ulm, Alemanha

quote.png

A Casa das Palmeiras é pioneira no tratamento aberto em nosso país e no mundo. Antes mesmo da grande revolução

do movimento psiquiátrico italiano, francês e norte-americano,

a Dra. Nise da Silveira, com a Casa das Palmeiras, sinalizava para

os Ministérios da Saúde do mundo coisa que hoje é incorporada nos programas de saúde da Organização Mundial da Saúde

e da Organização Pan-Americana da Saúde − a necessidade

da criação dos núcleos de atenção psicossocial, dos centros

de atenção psicossocial, dos ambulatórios de psiquiatria,

da ala psiquiátrica no Hospital Geral, a possibilidade

do tratamento domiciliar.

Paulo Delgado

Deputado federal e autor do Projeto da Reforma Antimanicomial

quote.png

O encontro com Nise da Silveira foi um acontecimento que me levou a meditar os obscuros caminhos interiores, aqueles que levam ao secreto manancial das criaturas, além da superfície e do rumor das coisas, aos claustros e aos jardins cultivados, aos confins mediterrâneos do horizonte, ao chão inacessível da noite, e que determinam, afinal, as leis imponderáveis que regem o humano.

Marco Lucchesi

Filósofo e escritor

quote.png

Nise da Silveira teve um papel decisivo, com impressionante sincronia, na história da psiquiatria e da arte brasileiras. Se introduziu métodos inovadores de relacionamento com os doentes, também possibilitou que a arte brasileira caminhasse numa direção originalíssima e impensável antes de sua aparição.

Ferreira Gullar

Poeta e crítico de arte

quote.png

No Museu de Imagens do Inconsciente, do Engenho de Dentro, existe matéria para anos e anos de pesquisa. Lá é uma das fontes que o homem contemporâneo pode – e deve – consultar, para reencontrar-se com a sabedoria regeneradora que se acha inscrita no coração de cada um de nós.

Hélio Pellegrino

Psicanalista e escritor

bottom of page